Imagem por @mdjaff / freepik

Ao longo da carreira de um cidadão, ele acumula determinados recursos vindos de benefícios trabalhistas, como é o caso do PIS/Pasep e do FGTS. Muitos podem não saber, mas quando o trabalhador morre, tais recursos não são perdidos. 

Isto porque, os herdeiros ou dependentes habilitados pela Previdência Social podem sacar os valores, dado que este é um direito resguardado a eles. Isto é regulamentado pelo art. 1° da Lei n° 6.858/80 e o art. 666 do Código de Processo Civil. 

Além disso, os valores são isentos da tributação, ou seja, será liberado para o resgate o saldo integral presente nas contas. Outro ponto interessante é que os valores podem ser sacados, independente da abertura de um inventário. 

Sobre este segundo ponto, caso haja um inventário aberto e os recursos foram citados no processo, será necessário esperar o encerramento do inventário para resgatar os valores. 

Quais herdeiros têm prioridade no saque?

É comum que haja mais de um herdeiro ou dependente habilitado pela previdência. Diante disso, é determinado a seguinte ordem de prioridade: 

  1. Cônjuge ou companheiro (a) e  filho não emancipado menor de 21 anos ou inválido;
  2. Pais;
  3. Irmão não emancipado com idade inferior a 21 anos ou inválido. 

Vale ressaltar que a ordem acima deve ser respeitada, isto quer dizer que quando há um dependente de uma das categoria, os dependentes das categorias subsequentes serão excluídos. Caso não haja herdeiros, os recursos são destinados ao sucessor mais próximo. 

Como realizar o resgate

O FGTS e o PIS/Pasep podem ser retirados da mesma maneira, bastando apenas se direcionar à alguma agência física da Caixa Econômica Federal, portando consigo uma documentação específica. Confira:

  • Identidade do herdeiro;
  • Carteira de trabalho do falecido;
  • Número do PIS/Pasep/NIS do falecido;
  • Certidão de nascimento ou RG e CPF para dependentes menores de idade;
  • Declaração de dependentes habilitados.

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

O post Herdeiros podem sacar o FGTS e PIS/Pasep de trabalhador falecido? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui