Na última quarta-feira (04), o Ministério do Trabalho e Previdência lançou a plataforma do FGTS Digital, que por sua vez reúne informações diversas informações voltadas ao fundo. Segundo as estimativas, os serviços devem ficar disponíveis ainda este ano de 2022.
Em suma, o FGTS Digital irá reduzir o tempo gasto pelas empresas no cumprimento das obrigações atreladas ao trabalho, dado que utilizará a base de dados do e-social. Nesta linha, o intuito da medida é aperfeiçoar o recolhimento dos recursos do fundo e garantir a prestação de serviços a empregados e empregadores.
“A nova sistemática vai facilitar e simplificar o cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS contribuindo para a desburocratização e melhoria do ambiente de negócios no Brasil. É claramente uma medida que vai reduzir o famoso Custo Brasil”, afirmou Rômulo Machado, subsecretário de inspeção do trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência.
Para quem não é íntimo do assunto, “Custo Brasil”, em resumo, é um termo utilizado para se referir às conjunturas que prejudicam o crescimento e desenvolvimento do país em diversos aspectos. Isto engloba dificuldades de natureza trabalhista, burocrática e econômica.
Sobre o FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido pela sigla FGTS, nada mais é que um dos direitos trabalhistas garantidos na legislação. Em suma, o benefício tem como intuito proteger o empregado em uma eventual demissão sem justa causa.
Por sua vez, a dispensa não é a única situação em que os recursos do fundo podem ser sacados. Conforme o estabelecido por lei, o FGTS pode ser acessado em diversas ocasiões como: na aposentadoria, após 3 anos consecutivos sem um emprego formal, em casos de calamidade pública, falecimento do titular, aquisição da casa própria, entre outras.
Em relação ao valor do benefício, os depósitos mensais realizados pelos empregadores equivalem a 8% do salário do funcionário. Tais pagamentos são feitos em uma conta na Caixa, no nome do trabalhador.
FGTS Digital serviços e facilidades
Segundo informações oficiais, o FGTS Digital contará com um conjunto integrado de informações cujo intuito será aperfeiçoar o gerenciamento de processos relacionados ao recolhimento do benefício. Desta maneira, no portal será possível encontrar os seguintes serviços:
- Emissão de guias;
- Pagamento dos recursos via PIX;
- Consulta de extratos;
- Individualização dos extratos de pagamento;
- Verificação de débitos em abertos;
- Notícias voltadas às questões do FGTS;
- Consulta de legislações aplicadas ao tema;
- Canal de contato;
- Perguntas e respostas mais frequentes relacionadas ao fundo.
Diante disso, o governo deposita suas expectativas em alguns benefícios os quais o FGTS Digital pode trazer, são eles:
- Digitalizar os serviços;
- Reduzir custos operacionais;
- Promover mais segurança e confiabilidade;
- Garantir o controle e transparência dos processos;
- Eliminar burocracias;
- Melhorar o serviço tanto para empregados quanto para empregadores;
- Entre outros.
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
O post Governo lança portal do FGTS Digital. Saiba mais apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui