Não é novidade que conseguir contratar serviços de créditos com “nome sujo” é uma tarefa bem difícil. Em geral, uma pessoa na condição de negativada, irá se deparar com dificuldades para conseguir empréstimos, financiamentos, cartões de créditos e outros serviços. 

No entanto, ainda há possibilidades de conseguir empréstimos mesmo estando negativado, e uma delas é por meio do FGTS. A oportunidade é direcionada aos trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário, mediante a antecipação das parcelas anuais. 

Contrair uma nova uma dívida, de fato, pode ser nocivo para gestão financeira de uma pessoa, todavia, também pode ser uma boa estratégia quando o crédito contratado possui juros inferiores aos anteriores. Em resumo, é possível que seja vantajoso solicitar um empréstimo para quitar débitos em atraso ou em condições mais desfavoráveis. 

Antecipação do saque-aniversário

O saque-aniversário diz respeito a uma das formas disponibilizadas pelo governo para sacar o FGTS. A modalidade permite o resgate parcial do saldo presente no fundo, anualmente, a partir do mês de aniversário, como o nome já sugere.  Para sacar os valores da conta desta maneira, basta acessar o aplicativo do FGTS e selecionar a opção “saque-aniversário”

Adeptos da modalidade, podem optar por adiantar as próximas parcelas do saque-aniversário. Atualmente, há ofertas no mercado que permitem antecipar até 5 rodadas dos saques anuais. 

Na operação, não haverá necessidade de imprimir boletos ou acessar aplicativos para fazer o pagamento, visto que as parcelas contratadas serão descontadas automaticamente do Fundo de Garantia. Em suma, o contratante coloca o próprio saldo do FGTS como garantia de que a dívida será paga. 

Considerando o baixo risco de inadimplência, instituições credoras costumam oferecer juros bem menores, quando comparados às condições de outras modalidades do mercado. No C6 Bank, por exemplo, a taxa será de apenas 0,99%, ao mês, representando assim, uma boa alternativa para quem quer livrar o nome dos órgãos de proteção ao crédito. 

Bancos que operam com a modalidade de crédito

Confira abaixo uma lista com algumas instituições financeiras que operam com a antecipação do saque-aniversário: 

  • Caixa Econômica Federal: Disponibiliza a antecipação de até 5 parcelas do saque-aniversário, quando feita a contratação em uma agência do banco. Já para as solicitações feitas através do Internet Banking CAIXA, Mobile Banking CAIXA e App CAIXA o prazo máximo para o empréstimo é de até 3 anos. O valor mínimo para a antecipação de R$ 500, e os juros cobrados de 1,49% ao mês;
  • Santander: Possui uma taxa de juros mensal de 1,69%, e seu valor mínimo de contratação é de R$ 500, sua solicitação deve ocorrer através da Central de atendimentos do banco; 
  • BMG: Aqui é possível antecipar até mesmo 10 anos do seu saque-aniversário, com juros mensais a partir de 1,89% e custo efetivo total (CET) máximo de 2,10% ao mês e 28,8% ao ano;
  • Banco do Brasil: possibilita o adiantamento de até 5 parcelas, de modo que a cada uma haverá uma nova contratação de crédito. P site não disponibiliza a taxa de juros;
  • C6 Consignado: Antecipa até 10 anos do saque-aniversário, com uma taxa de juros de 0,99% ao mês;

Daycoval: Aqui é disponibilizado a antecipação de até sete saques-aniversários, e a taxa de juros é de 2,04% contada ao mês.

O post FGTS pode ser uma alternativa para negativados apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui