A Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou CTPS, é um dos documentos mais importantes para o trabalhador, porque é nela que fica registrada toda a sua história profissional.
Antes, a CTPS era um documento impresso, que deveria ser guardado com muito cuidado durante toda a vida do trabalhador, mas agora ela migrou para o ambiente digital.
A carteira digital otimiza os processos de admissão tanto para empresas como para trabalhadores. Além de os dados serem atualizados em tempo real, é possível acompanhar reajustes de benefícios, férias e aposentadoria em um só lugar. Dentre outras coisas, é possível habilitar o PIS neste documento.
Quer saber como fazer? Acompanhe.
Leia também: Empregador precisa da CTPS para poder contratar?
Como habilitar o PIS na carteira digital?
O trabalhador pode baixar o aplicativo de forma gratuita, e ele pode ser usado por qualquer pessoa que tiver um CPF.
Assim, após baixar o aplicativo, é preciso criar uma conta autenticada no site do governo federal. Após a instalação e login, é possível consultar o benefício através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Assim, apenas pelo CPF, os trabalhadores podem ter acesso a todas as informações do PIS, atuais, bem como dos anos anteriores.
Uma vez no app, basta clicar na aba “Benefícios”, e depois em “Abono Salarial”. Dessa forma, você poder ver se ganha ou não o PIS, bem como o valor e a previsão de pagamento, assim como o banco.
Como saber se a empresa depositou o PIS
Todavia, para saber se a empresa depositou é preciso consultar o site da RAIS. No campo PIS/Pasep, o trabalhador insere o número do NIS para verificar sua situação com relação ao PIS.
Após preencher os dados, o site mostrará a situação do abono salarial. Contudo, para receber o PIS é preciso que a “situação” esteja com status “entregue”.
Leia também: Identificou divergências de dados entre CTPS física e digital? Saiba que fazer
Onde fica o número do PIS na carteira digital?
Na tela inicial do aplicativo, você encontra aba “Contratos”. Ao clicar nela, a tela que abrir vai carregar todos os seus contratos. Escolha qualquer um deles clicando no “+” do lado direito.
A seguir, você verá todas as informações acerca do documento escolhido. Em “Detalhes”, estará a seguinte sequência:
- período trabalhado;
- endereço do empregador;
- ocupação inicial;
- salário de contratação;
- remuneração inicial; e
- última remuneração informada;
- após esse item vai estar o seu número do PIS/Pasep.
O post PIS pode ser habilitado na carteira de trabalho digital. Veja como! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui