Imagem por @leonidassantana / freepik / app fgts / editado por Jornal Contábil

Os trabalhadores com carteira assinada que nasceram em janeiro e que aderiram ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já podem sacar a grana. De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 1,3 milhão de pessoas que nasceram neste mês podem fazer o saque.

O saque-aniversário permite que o trabalhador, anualmente, no mês de seu aniversário, possa fazer uma retirada de parte do saldo do seu FGTS. O saque acontece sempre no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e fica disponível até o último dia útil do segundo mês subsequente. Isso significa, que os nascidos em janeiro têm até 31 de março deste ano para movimentar o valor.

Para quem nasceu em novembro e aderiu à modalidade no calendário do ano passado, vão poder retirar o dinheiro até o dia 31 de janeiro de 2023.

Leia Também: É preciso contribuir ao INSS enquanto recebo auxílio-doença?

Como aderir

O trabalhador que decidir pela modalidade saque-aniversário do FGTS deverá informar à Caixa Econômica Federal pelo aplicativo FGTS. Depois de preencher o CPF e a senha, o interessado deve clicar, na página inicial, no banner “Saque Aniversário do FGTS”.

Para receber o valor ainda em 2023, o trabalhador tem até o último dia do mês de seu aniversário para aderir à sistemática. Caso opte após esse prazo, o valor só ficará disponível no próximo ano.

Saque-Aniversário

O saque-aniversário é opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo do FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.

Posso desistir do saque-aniversário?

Sim! O trabalhador pode desistir da modalidade saque-aniversário a qualquer momento. No entanto, ao voltar para a modalidade tradicional, chamada de saque-rescisão, ele só poderá sacar o valor após dois anos, mesmo em caso de demissão. Caso seja demitido, receberá apenas a multa de 40%.

Quem tem direito ao saque-aniversário 2023?

Para ter direito ao saque-aniversário é preciso que você possua saldo em suas contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia. A adesão pode ser feita por meio do aplicativo do FGTS – à modalidade de saque.

Leia Também: INSS confirma pagamento da primeira parcela do 13º em agosto

Quanto posso receber anualmente na modalidade Saque-Aniversário do FGTS?

O valor do saque anual nessa modalidade é determinado pela aplicação de uma alíquota, que varia de 5% a 50% sobre a soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador, acrescida de uma parcela adicional, na forma do anexo da Lei 8.036/90, conforme abaixo:

Calendário do Saque-Aniversário 2023

Existe uma regra para aderir ao saque-aniversário: os valores deverão ser retirados a partir do primeiro dia útil do mês de seu aniversário e até o último dia útil do segundo mês subsequente. Confira o calendário para este ano:

O post Saque-aniversário do FGTS já está disponível para nascidos em janeiro apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui