A ação visa coibir esquema de venda e apresentação de recibos odontológicos falsos.
Em trabalho conjunto da Receita Federal e Polícia Federal, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (28) a operação “Cariogênicos”, que tem por objetivo coibir esquema de venda e apresentação de recibos odontológicos falsos em declaração de Imposto de Renda.
O esquema detectado pela Receita Federal iniciava-se com a transmissão de Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física com supostas despesas relativas a gastos odontológicos. Constatou-se que a transmissão das declarações era realizada a partir de computadores localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os recibos das despesas foram emitidos por dentistas com consultórios em outro estado e em clínicas que não se encontram em funcionamento há alguns anos para contribuintes localizados nos arredores da capital mineira.
Identificou-se ainda que a contadora responsável pelas transmissões das declarações do imposto de renda está com seu registro baixado junto ao Conselho de Contabilidade.
A Receita Federal já autuou alguns desses contribuintes que tiveram suas declarações verificadas.
Os responsáveis pelo esquema poderão responder judicialmente pelos crimes contra a ordem tributária, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.
por Receita Federal
O post Receita Federal e Polícia Federal combatem fraude em deduções do IRPF em Minas Gerais na “Operação Cariogênicos” apareceu primeiro em ContNews.