Imagem por @gustavomellossa / @freepik / app fgts / editado por Jornal Contábil

Nesta quarta-feira (1º), os trabalhadores que nasceram em fevereiro e optaram pelo saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) começaram a receber a cota anual.

Lembrando que o trabalhador que opta pelo saque-aniversário perde o direito de sacar o saldo total do FGTS em casos de demissão sem justa causa. Recebendo apenas a multa rescisória de 40%.

Como a modalidade é opcional, para ter direito é preciso fazer a solicitação através do aplicativo oficial FGTS.

O saque-aniversário virou discussão com a posse de Lula na presidência. Isso porque o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, vem dizendo que pretende acabar com a modalidade. Segundo o ministro, o tema será discutido amplamente no mês que vem durante reunião com o Conselho Curador do FGTS.

Leia Também: 13º salário do INSS é confirmado! Veja as datas de pagamento 

Quando fica disponível o valor do saque-aniversário?

O valor fica disponível no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e pode ser sacado até três meses depois (até o último dia útil do segundo mês após o aniversário).

Para receber em 2023, é necessário que o pedido pelo saque seja feito até o último dia do mês de seu aniversário.

O valor que você vai sacar dependerá do saldo da sua conta vinculada no FGTS e varia de 5% a 50% do montante, acrescido de uma parcela adicional fixa que também depende do valor do saldo total.

As pessoas que aderiram ao saque-aniversário poderão retirar o valor total do fundo quando se aposentarem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O saque-aniversário pode ser solicitado por todos os trabalhadores que tenham contas ativas ou inativas do FGTS, inclusive aposentados que continuaram trabalhando com carteira assinada.

Leia Também: Governo distribui medicamentos de alto custo para fibrose pulmonar em Goiás

Calendário de pagamento do saque-aniversário

O post Caixa libera saque-aniversário para os aniversariantes de fevereiro apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui