Imagem por @katemangostar / freepik

O ICMS é um imposto estadual de extrema importância para todos os estados brasileiros, ele pode ser recolhido também por substituição tributária, e para identificar os produtos com substituição tributária, existe o CEST.

O CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) é um código padrão cuja finalidade é facilitar a identificação de mercadorias e bens sujeitos à Substituição Tributária e antecipação de ICMS.

Nos próximos tópicos deste artigo explicaremos melhor o que é o CEST e como encontrar a tabela deste código.

O que é o CEST?

Como citamos acima, o CEST é um código padrão cuja finalidade é facilitar a identificação de mercadorias e bens sujeitos à Substituição Tributária e antecipação de ICMS (Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre a Prestação de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação).

O CEST está presente em cada produto e deve constar em todas as notas fiscais emitidas com Substituição Tributária.

Esse código é formado por 7 números agrupados, que funcionam da seguinte forma: 

  • Os dois primeiros números se referem ao segmento da mercadoria;
  • Do terceiro ao quinto número correspondem ao item de um segmento de mercadoria ou bem;
  • Os dois números finais se referem às especificações.

O que é substituição tributária

A substituição tributária (ST) que nos referimos acima é uma maneira de recolhimento do ICMS, e o CEST serve para identificar essa forma de recolhimento.

A substituição tributária é quando a obrigação de pagar o ICMS é só de um dos contribuintes envolvidos na operação, para assegurar que o imposto será recolhido, diminuindo a inadimplência.

A ST é uma forma de arrecadação de impostos utilizada para evitar a sonegação, nela o primeiro elo da cadeia realiza o pagamento antecipado dos tributos devidos aos seus clientes.

Onde encontrar a tabela deste código?

Para verificar o seu código CEST, é preciso consultar o Convênio 146/2015, lá você encontrará a tabela deste código atualizada.

Na tabela, também estará presente o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), que traz a correspondência de cada mercadoria.

Veja abaixo como verificar o CEST da sua mercadoria:

  • Primeiro, separe o NCM da sua mercadoria;
  • Após isso, acesse o Convênio ICMS 146/15;
  • Pressione “CTRL + F” e digite o NCM desejado;
  • Pronto, agora é só verificar se a descrição da sua mercadoria é a certa.

É só realizar os passos que mostramos acima para ter acesso ao seu CEST, realize a consulta com atenção e se certifique que está tudo correto.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

O post CEST: Saiba o que é e onde encontrar a tabela apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui