Imagem por @freepik / freepik

A análise que certifica o direito à aposentadoria, pode ser um procedimento bem complexo. Afinal de contas, existem diferentes detalhes que precisam ser levados em consideração, no momento de conferir o que falta para o segurado atingir os requisitos necessários para se aposentar. 

Nesta linha, em grande parte, muitos terão que se ater aos critérios voltados à idade mínima e ao tempo de contribuição junto à Previdência Social. Contudo, as regras podem ser diferentes, a depender da modalidade de aposentadoria requerida, ao contrário do que muitos pensam não existe um única “faceta” do benefício. 

De modo breve, haverá critérios que variam, de acordo com a categoria do benefício. Atualmente o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), permite que o segurado consiga a aposentadoria por idade, invalidez, deficiência, atividade especial e tempo de contribuição. 

Ademais, ainda existem variações dentro das próprias categorias, e mudanças determinadas pela Reforma da Previdência de 2019. A nova lei trouxe diversas alterações, além de criar regras de transição, para atenuar os impactos das novidades. 

Como eu previamente disse, são muitos detalhes a serem levados em conta. Contudo, um novo serviço promete “reduzir” toda essa complexidade, de modo a, pelo menos, dar uma noção ao segurado que deseja saber por quanto deverá continuar trabalhando até conquistar o direito do tão sonhado descanso. 

Simulador do INSS

Em suma, o simulador da autarquia chega ao tempo restante para aposentadoria, considerando os critérios de idade mínima ou tempo de contribuição. Ainda haverá a possibilidade de acrescentar vínculos empregatícios que não constam na plataforma, que impactam diretamente no formato do cálculo. 

Desta maneira, o trabalhador consegue entender o tempo que ainda resta para conquistar a aposentadoria. O serviço serve como uma ferramenta de consulta que, apesar de não exercer a exata função de um advogado previdenciário, já auxilia o segurado nesta dúvida recorrente relacionada à aposentadoria. 

A consulta é feita diretamente pela plataforma Meu INSS que pode ser acessada por meio do navegador da internet ou baixando o aplicativo no celular. Na tela inicial, basta digitar “Simular aposentadoria” e clicar na opção que fica disponível.

O post Como saber quando poderei me aposentar? Confira apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui