Muitos pequenos negócios nascem de talentos dos próprios empreendedores. O que pode parecer apenas um hobby, pode render muito mais do que um dinheiro extra e se transformar em um empreendimento de sucesso.

Na série “Seu Talento, Seu Negócio”, o Sebrae apresenta ideias de negócios para os microempreendedores individuais (MEI). São cinco animações que trazem histórias reais de pessoas que transformaram seus dons em sua principal fonte de renda. As atividades apresentadas estão entre as 10 mais procuradas na página Ideias de Negócios no portal do Sebrae.

No episódio chamado “Meu talento para ver o mundo”, a fotógrafa Tamara conta como sua paixão, desde criança, pela fotografia virou uma profissão. Com o impacto da pandemia na área de eventos e turismo, ela teve que repensar como atuar no segmento. Foi quando se formalizou como MEI e, com o apoio do Sebrae, conseguiu pensar em novas maneiras de usar seu talento.

O episódio “Meu talento é animal” apresenta a história da Thais e como seu amor pelos animais deu origem ao seu centro de treinamento e hospedagens para cães. Por meio de cursos e vídeos na internet, ela se tornou adestradora e com a atividade ganhava um dinheiro extra. No entanto, seus serviços começaram a atrair muitos interessados e virou sua principal fonte de sustento.

Já o episódio “Um talento que transforma” traz a experiência do Deni, maquiador e figurista de produções culturais. Munido do sonho de viver das suas habilidades no mundo das artes e da cultura, ele investiu na profissão. Quando precisou emitir nota fiscal, decidiu abrir seu próprio CNPJ e se tornou MEI.

Com o desejo de expressar sua criatividade, a Marina encontrou sua vocação na marcenaria. No episódio “Um talento para se expressar”, ela conta sua jornada de altos e baixos em busca de ter um talento rentável que a realizasse completamente. Mesmo diante das dificuldades, ela não tirou da cabeça que conseguiria ter sua própria marcenaria com projetos diferenciados.

Por sua vez, o episódio “Um talento no ponto certo” apresenta como a competência para fazer churrasco virou um empreendimento para Michael. Depois de ter um mercadinho que não deu certo e trabalhar em várias atividades diferentes, ele resolveu aproveitar o ponto que tinha para abrir um espetinho. Em pouco tempo, o empreendimento ficou famoso e ele se formalizou como MEI.

Para conferir todas as histórias acima, basta clicar aqui para acessar a playlist no Youtube do Sebrae.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui