Imagem por @freepik / @rawpixel.com / INSS / editado por Jornal Contábil

Muitas pessoas esperam por aquele momento em que vão poder descansar, curtir a vida, viajar. Pelo menos alguns brasileiros acreditam que a aposentadoria vai proporcionar esse momento. No entanto, quando recebem o benefício, ficam decepcionados com o valor.

Mas para você que está insatisfeito com o valor do seu benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), vamos dar algumas dicas de como mudar essa situação.

Existem 4 maneiras em que você pode conseguir aumentar o valor da sua aposentadoria paga pelo o INSS.

Reconhecimento de trabalho

Para melhorar o valor da sua aposentadoria, você precisará reconhecer todos os trabalhos que já realizou na sua vida. Sejam eles com carteira assinada ou informal.

Nesse sentido, todos os períodos trabalhados vão contar para a aposentadoria. Verifique se todos esses períodos trabalhados estão constando do seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Para quem trabalhou sem carteira assinada, não terá esse tempo registrado no CNIS. Por isso, você vai precisar comprovar ao INSS esse período em que trabalhou sem registro em carteira.

Neste caso será preciso comprovar o trabalho rural, menor aprendiz, trabalho no exterior, ou qualquer outro período trabalhado sem carteira assinada.

Para isso, será preciso pedir ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o reconhecimento desse período. Essa solicitação também poderá ser feita através da Justiça do Trabalho.

Revisão de ação trabalhista

Os segurados que se aposentaram e ganharam uma ação trabalhista de reconhecimento de vínculo de trabalho, podem ingressar com revisão do benefício concedido pelo INSS com a prerrogativa de os dados serem incompletos e devem considerar a ação em julgado.

Você que não ingressou com uma ação trabalhista no prazo de dois anos após a rescisão do contrato de trabalho, é possível pedir a revisão desde que possa comprovar que não foram incluídos os valores corretos na sua aposentadoria.

Conversão de períodos de atividade insalubre ou perigosa

Imagina que você tenha trabalhado em um período da sua vida numa atividade considerada especial! São os chamados trabalhos com risco de insalubridade. Nessa situação você pode desenvolver lesões ou doenças que podem ser prejudiciais à sua saúde. Claro, que com esse risco você não vai querer continuar nessa função.

Esse momento em que você exerceu uma atividade em que sua saúde esteve em perigo, ou seja, atividade insalubre ou perigosa. Esse período vai poder entrar na contagem diferenciada caso seja convertida para o tempo de contribuição “comum”, quando será possível se aposentar mais cedo e até mesmo aumentando o valor do benefício.

Descartar as piores contribuições

A Reforma da Previdência trouxe para o segurado a possibilidade de descartar as contribuições de menor valor para que a sua média de contribuição fique mais alta. O que vai garantir um aumento no valor do seu benefício.

Isso porque o INSS considera a média de todos os salários de contribuição, onde, as menores contribuições podem acabar impactando negativamente o valor do seu benefício.

O post Conheça maneiras de aumentar o valor da sua aposentadoria do INSS apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui