Empreendedores que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre marketing digital e tendências tecnológicas não podem perder o último dia do Sebrae Inova, que está sendo realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Promovido pelo Sebrae DF, o evento conta com o espaço SX50, idealizado pelo Sebrae Nacional, com programação exclusiva – englobando assuntos como 5G, Web 3.0, metaverso, além de vendas por canais digitais, redes sociais, lojas virtuais e market place.

“Esses temas são imprescindíveis para qualquer empreendedor que queira ser competitivo frente aos desafios que já temos, que é chegar até clientes, melhorar os processos e a performance dos negócios. É ter mais competitividade mesmo num cenário tão ágil e dinâmico da estrutura empresarial”, reforça o coordenador de Mercados e Transformação Digital do Sebrae, Ivan Tonet.

Ferramentas digitais turbinam negócios e se tornam indispensáveis aos empreendedores
A Lojinha da Lívia registrou, até setembro deste ano, um crescimento de 120% em relação ao mesmo período de 2021. Foto: divulgação.

A forte presença no mercado on-line é o que impulsiona a Lojinha da Lívia. A empresa que nasceu na internet, em 2017, cresceu tanto que agora ocupa também um espaço físico de 1.000 m² na Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. Com cinco anos de existência, o empreendimento focado em papelaria conquista grandes números: R$ 10 milhões em faturamento, 40 colaboradores, 30 marcas parceiras e mais de 100 mil clientes cadastrados.

Um dos segredos para o sucesso da empresa, segundo Lívia Vasconcellos, sócio-fundadora da Lojinha da Lívia, é focar na criação de conteúdo para as redes sociais. No começo da jornada, com apenas 17 anos, ela conta que ainda não se sentia preparada para investir no empreendimento, mas, com o tempo, foi ganhando confiança.

“Eu morria de vergonha de gravar vídeo. Comecei o Instagram e depois o Youtube, mas fiquei dois anos sem aparecer nas gravações. Era só a minha mão, eu falava baixo, meu coração acelerava e era muito envergonhada”, relata. “Hoje, vejo claramente o quanto que tornar a loja mais pessoal, mostrar que existe alguém por trás, mostrar os bastidores… tudo isso fez com que a empresa crescesse absurdamente. Comecei a produzir conteúdo e mostrar a minha rotina. Não tem jeito, a gente só melhora praticando”, enfatiza a empreendedora, que é uma das palestrantes do Sebrae Inova.

Influenciador e empreendedor

A necessidade de apostar nas tendências de transformação digital, inovação e marketing digital é fundamental para qualquer empreendedor, recomenda Tonet. As empresárias Raymara Milhomem e Valeria Lessa sabem disso. Elas comandam a InfluBrasília, empresa de marketing especializada na contratação de influenciadores. Com cinco anos de jornada em Brasília, no Distrito Federal, as sócias também participaram do Sebrae Inova, nos talkshows “Como transformar o seu @ em uma marca” e “Mercado de Influenciadores”.

A InfluBrasília atua indicando o influenciador de acordo com a demanda do cliente. Atualmente, a empresa tem 80 clientes fixos e realiza mais de mil campanhas por ano. Segundo Raymara, que trabalha como influencer há 10 anos, o empreendimento surgiu como uma forma de profissionalizar o mercado. “Antes, os influenciadores trabalhavam com parceria, troca. Eles não viam o potencial que tinham”, conta.

Para mostrar o potencial da profissão, a InfluBrasília promove workshops, imersões e presta consultoria para os influenciadores. “Muitos deles não se enxergam como empresa. Não é uma profissão regulamentada, mas ajuda a movimentar a economia do país”, explica. Segundo Raymara, a pandemia impulsionou a profissão. Ela registrou um crescimento de 300% de campanhas nesse período.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui