Assim como quem trabalha em uma empresa como CLT, ao se ausentar para a licença maternidade, a mulher tem direito a receber uma remuneração mensal.
Vale lembrar ainda que esse benefício vale tanto para mulheres que tiveram filhos quanto para os que adotaram. Por isso, aprenda como solicitar esse benefício e aproveite esse dinheirinho extra para ficar tranquila enquanto estiver cuidando do seu bebê!
Por quanto tempo o salário maternidade é pago?
O benefício é depositado pelo período de 04 meses. Quem faz o depósito é o próprio INSS (Instituto Nacional de Segurança Social), desde que a segurada tenha ao menos 10 meses de contribuição para a Previdência Social.
A previdência social garante que o benefício pode ser requerido e recebido mesmo após o nascimento da criança, desde que seja comprovada a contribuição de dez meses e haja também a comprovação documental.
Como solicitar salário maternidade
O mais comum é que o pedido seja feito direto em uma agência da Previdência Social. É possível fazer o pedido pela Internet também, através do Portal da Previdência Social, e enviar os documentos necessários pelos Correios.
Mas isso apenas em situações específicas de dificuldades em ser atendido em uma agência ou outras situações específicas. É possível obter mais informações na central de teleatendimento do INSS, através do número 135.
Quais são os documentos necessários para solicitar o auxílio maternidade?
Para solicitar o benefício a mãe deve levar um documento de identificação com foto e o seu documento de CPF. Também deve ser apresentada a carteira de trabalho, carnês e outros comprovantes de pagamento ao INSS, se houver.
Se ocorrer o nascimento ou aborto, a mãe precisará apresentar a certidão de nascimento ou certidão de natimorto, respectivamente. Em caso de adoção, o documento que você deverá apresentar é a nova certidão de nascimento, cuja é expedida após a decisão judicial que autoriza a adoção.
Quem tem direito de receber o benefício?
Tanto a mulher que é cadastrada como MEI quanto a sua funcionária, tem direito de receber o benefício de salário maternidade. Basta apresentar as documentações solicitadas.
Qual o valor do salário maternidade?
Conforme os demais benefícios do INSS, o valor do salário maternidade depende do período de contribuição e do valor de contribuição que foi pago por mês, nos últimos 15 meses. A partir desses fatores, o funcionário da Previdência Social fará o cálculo do valor a ser pago.
Se a contribuição foi de um salário mínimo, o valor a ser recebido será de um salário mínimo. Por isso, se a mãe acredita que um salário mínimo não é suficiente para suprir suas contas, é bom que se planeje para pagar uma contribuição um pouco maior para a Previdência Social.
O pagamento do DAS – MEI deve ser mantido?
Mesmo enquanto recebe o benefício de salário maternidade, é preciso continuar com o pagamento da guia DAS-MEI para que o benefício seja mantido. No entanto, trata-se de uma guia diferente de DAS-MEI. Durante os quatro meses de recebimento do benefício, a micro empreendedora deverá emitir um documento informando que está utilizando o benefício de auxílio maternidade. A partir desse documento, será emitido um novo documento de arrecadação no qual constará apenas os impostos devidos, sem a incidência da contribuição previdenciária.
A contribuição previdenciária não é cobrada, pois, ela é descontada diretamente do valor recebido no benefício previdenciário. Além disso, há ainda uma regra que diz que: se o contribuinte está usufruindo do benefício previdenciário na condição de contribuinte individual, em algum dos períodos de apuração selecionados para geração do DAS, deverá clicar em “SIM” para a pergunta em questão, indicando assim, os meses em que recebeu o benefício. Essa informação pode ser encontrada no manual do MEI.
Outros benefícios para quem é MEI
Apesar de o salário maternidade, ser exclusivo para MEI que seja mulher e funcionária mulher, os empreendedores da categoria podem ainda contar com benefício como: auxílio doença, aposentadoria por idade, pensão, auxílio reclusão, etc.
Aproveite esse benefício para garantir um valor que te ajude com as contas por alguns meses, enquanto você ficará sem trabalhar para cuidar do seu bebê. Afinal, quem não conta com esse benefício costuma se preocupar muito com essa questão, pois, não há como deixar o bebê para trabalhar.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 600px !important; }
O post MEI e o direito ao salário-maternidade: Veja como solicitar o benefício apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui