O prazo da Defis (Declaração de Informações Socieconômicas e fiscais) chegou ao fim no dia 31 de março para as empresas do Simples nacional.
A obrigação acessória é importante, pois, é por meio dela que os contribuintes informam dados econômicos e fiscais à Receita Federal do Brasil
Por isso, caso tenha faltado enviar algum dado na sua declaração, é importante ainda assim buscar essas informações.
A empresa deve declarar corretamente seu ganho de capital, quantidade de empregados, valor do lucro contábil apurado se tiver escrituração contábil e tenha percebido lucro maior que o limite, identificação e rendimentos dos sócios, receita de exportação direta, receita de exportação por comercial exportadora, ganhos líquidos em operações de renda variável e doações a campanha eleitoral.
É importante entregar a Defis, para que a sua empresa continue gerando as apurações mensais. O sistema do Simples tranca o período de março de 2023 em diante se a Defis não tiver sido transmitida.
A Defis é entregue no próprio sistema do Simples Nacional, sempre com as informações do ano anterior. Ela é acessada usando o certificado digital ou código de acesso.
Trata-se, portanto, de um procedimento anual obrigatório, para evitar dores de cabeça futuras. O fato de a declaração ser entregue fora do prazo estabelecido não gerará multa.
Mesmo a empresa inativa deverá informar essa condição na Defis, já que o fato de não apresentar mutação patrimonial e atividade operacional durante o ano-calendário anterior não gera dispensa de entrega.
O declarante, quando for empresa inativa, apresentará na Defis o valor da receita mensal igual a zero. A declaração terá a opção para informar se esteve inativa no ano-calendário.
Então mesmo que você não tenha feito nenhum pagamento de DAS, no ano passo deve declarar a Defis.
O MEI não precisa entregar a Defis, porque ele utiliza a declaração anual do MEI (DASN-Simei).
A ME ou EPP que foi incorporada, dividida, total ou parcialmente, extinta ou fundida apresentará a Defis de situação especial. Como esses são casos excepcionais as datas também são diferentes.
A Defis, nesses casos, será entregue até o último dia do mês de junho, quando o evento ocorrer no primeiro quadrimestre do ano. E as empresas que tiverem o evento nos demais períodos entregaram até o último dia do mês seguinte ao do evento.
O post Perdeu o prazo da Defis? Saiba o que fazer apareceu primeiro em ContNews.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui