A partir do mês de janeiro cerca de 23 milhões de trabalhadores devem começar a receber o abono salarial Pis/Pasep.
Após decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) o benefício teve calendário adiado para 2022 em função da pandemia de Covid-19
E com isso os trabalhadores ficaram sem receber o abono Pis/Pasep em 2021 e aguardam agora pelas novas datas de saque.
O calendário ainda não foi divulgado, porém o que se sabe é que partir do próximo ano o calendário de pagamentos correrá entre os meses de janeiro e dezembro onde o calendário será publicado sempre no início do mês de janeiro.
Valor em dobro?
O Codefat ainda não divulgou as datas de pagamento, nem os valores, porém em decorrência da alteração do calendário e dá suspensão do abono de 2020, tudo indica que o valor referente a 2021 será depositado também a partir de janeiro de 2022, o que faria com que o pagamento fosse feito em dobro.
De acordo com o novo calendário, divulgado pelo Codefat, os pagamentos funcionaram assim: quem faz aniversário em janeiro, recebe em janeiro, quem nasceu em fevereiro, recebe em fevereiro e assim por diante até dezembro.
Se o Codefat confirmar o novo calendário do abono, quem trabalhou 12 meses em 2020 e 12 meses em 2021 poderá receber o valor em dobro em 2022.
Quem tem direito a receber o abono?
Para ter o direito de receber o PIS/Pasep é preciso:
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano anterior
- Receber até dois salários mínimos mensais.
- Estar inscrito no Programa de Interação Social (caso dos funcionários de empresas privadas) e no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (caso dos funcionários públicos) há pelo menos cinco anos.
O Ministério do Trabalho está identificando quem terá direito ao PIS/Pasep e, segundo a pasta, o resultado será divulgado em janeiro.
Tenho duvidas sobre meu abono, o que devo fazer?
Caso você seja um trabalhador de empresa privada:
- Entrar em contato com a Caixa Econômica Federal pelo site da instituição,
- Aplicativo Caixa Trabalhador, ou
- ligação gratuita (0800 726 0207).
Caso você seja servidor público:,
- Entrar em contato com o canal de atendimento do Banco do Brasil é por meio do site
- Aplicativo do banco ou
- Por telefone (0800 729 0001)
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Fonte: Jornal Contábil
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