PISPASEP / Jornal Contábil

A expectativa para saber quem terá direito ao saque do abono do PIS/PASEP 2022 cresceu entre os trabalhadores diante do adiantamento do abono salarial (PIS 2021).

Segundo dados do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), a partir de 2022, o pagamento não terá início no segundo semestre, como de costume e será realizado entre janeiro e dezembro para todos os trabalhadores.

Diferenças entre PIS e PASEP

Muitos trabalhadores acreditam que o PIS e o PASEP se tratam de um mesmo abono, mas não são!

O PIS (Programa de Integração Social) foi estabelecido pela Lei Complementar n° 7/1970 e é direcionado para os trabalhadores que atuam na iniciativa privada e recebem o valor por meio da Caixa Econômica Federal anualmente.

Já o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), criado pela Lei Complementar nº 8/1970 e de responsabilidade do Banco do Brasil, é direcionado aos servidores públicos.

Quem tem direito ao abono do PIS/PASEP 2022?

É necessário que o trabalhador atenda os seguintes requisitos para realizar o saque do abono salarial:

  • Primeiro, estar inscrito no PIS (para trabalhadores da iniciativa privada), ou ter o cadastro no PASEP ( caso seja servidores públicos). Essa inscrição deve ser de pelo menos cinco anos;
  • Em seguida, o trabalhador precisa ter recebido uma remuneração média de até dois salários mínimos em 2020 (soma das remunerações auferidas e informadas por um ou mais empregadores);
  • Também é necessário ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020. Esse período pode ser consecutivo ou não.

O direito de saque do PIS/PASEP existe se a empresa envia anualmente os dados do trabalhador ao Governo Federal por meio da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), para realizar a consulta, siga o passo a passo:

Site da Caixa Econômica Federal:

  • Acesse o site;
  • Informe seu CPF, NIS e senha; 
  • Clique em “Não sou um robô”;
  • Procure pela opção “PIS”;
  • Clique em “Consultar Pagamento”.

Aplicativo Caixa Trabalhador:

  • Instale o app em seu celular; 
  • Faça seu cadastro mediante ao CPF e PIS; 
  • Clique em “Acessar”; 
  • Confira as informações atualizadas sobre seu PIS.

Também existe a possibilidade de entrar em contato com a Caixa pelo 0800 726 0207.

Os servidores públicos podem conferir o recebimento do PASEP pelos canais oficiais do banco, como site e aplicativo.

Outros telefones disponíveis:

  • Central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 
  • 0800 729 0001 (demais cidades); 
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos). 

O novo calendário de pagamentos ainda não foi divulgado e a previsão é de que seja liberado a partir de janeiro de 2022.

Lembrando que os pagamentos ocorrem de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores que atuam na rede privada e conforme o número final da inscrição no PASEP para os servidores públicos.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

O post Quais foram as mudanças do PIS/PASEP para o ano de 2022? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui