Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quem está em processo de aposentadoria e foi beneficiado com o auxílio emergencial, será descontado quando receber o benefício. Para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pessoa recebeu um adiantamento ao usar o dinheiro da ajuda federal.

Photo by @freepik / freepik
Photo by @freepik / freepik

Sendo assim, os futuros aposentados do INSS que receberam o auxílio emergencial, vão ser descontados no valor retroativo do benefício previdenciário. O desconto será automático em uma única parcela.

Lembrando que quem tem direito ao benefício do INSS não pode ter acesso ao auxílio emergencial. Desta forma, quem está em processo de aposentadoria e recebeu o auxílio emergencial, terá que devolver o dinheiro para o governo federal.

Também o aposentado do Instituo Nacional do Seguro Social que recebeu o auxílio emergencial será descontado ao receber o pagamento previdenciário. A medida provisória 1.039, que criou o auxílio em 2021, prevê o desconto neste caso.

A MP e o decreto 10.662, não permiti acumular benefício previdenciário e trabalhista com o dinheiro pago pelo governo na pandemia de covid-19. O Governo Federal alerta que se ocorrer o pagamento acumuladamente, o aposentado deve devolver os valores.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post Quem está em processo de aposentadoria e recebeu auxílio será descontado apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui