Design fundo by @s.salvador / freepik / editado por Jornal Contábil

Para você que deseja se aposentar em 2023 precisará saber que houve mudanças nas regras impostas pela Reforma da Previdência que entrou em vigor em 13 de novembro de 2019. Uma delas é a exigência de uma idade mínima para poder solicitar o benefício.

Para quem estava perto de se aposentar antes da reforma entrar em vigor vai poder optar pelas regras de transição. De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), são cinco opções que o trabalhador vai escolher. No entanto, é necessário observar as regras, pois elas mudaram em 2023.

Para as mulheres que desejam se aposentar pela regra da idade mínima progressiva, precisam ficar atentas às regras que mudaram neste ano. Até o ano passado, a mulher conseguia se aposentar com 57 anos e seis meses e os homens com 62 anos e seis meses. Já em 2023, ela precisará ter a idade de 58 anos e os homens 63 anos.

O trabalhador também poderá optar pela regra da aposentadoria por pontos. Para ter direito a esse benefício é preciso somar a idade com o tempo de contribuição. Em 2023, a soma para as mulheres se aposentarem deverá ser de 90 pontos e os homens 100 pontos. Confira a seguir as regras de transição.

Leia Também: Simples Nacional: prazo para se reenquadrar termina dia 31

Regra da idade mínima progressiva

Neste ano, para você se aposentar pela regra da idade mínima progressiva é preciso:

As mulheres devem estar com a idade de 58 anos e ter contribuído junto ao INSS por pelo menos 30 anos.

Já os homens vão precisar estar com a idade de  63 anos e ter contribuído junto ao INSS por pelo menos 35 anos.

A idade mínima nessa regra de transição subirá seis meses a cada ano até chegar a 62 anos para mulheres, em 2031, e 65 anos para homens, em 2027. 

Regra de transição de pontos

Neste caso, é preciso que seja feita a soma da idade com o tempo de contribuição, para poder se aposentar.

Os homens que se aposentarem em 2023 deverão ter atingido 100 pontos e ter contribuído junto ao INSS por pelo menos 35 anos.

As mulheres precisam atingir 90 pontos e comprovar uma contribuição junto ao INSS por pelo menos 30 anos.

Essa pontuação sobe um ponto a cada ano até chegar a 100 pontos para mulheres, em 2033, e 105 pontos para homens, até 2028.

Regra para aposentadoria por idade

Em 2023, para o homem se aposentar deverá estar com a idade mínima de 65 anos. A mudança nessa regra só aconteceu no caso das mulheres. Até o ano passado, elas para se aposentarem precisariam estar com 61 anos e 6 meses. Já em 2023, as mulheres precisarão estar com a idade mínima de 62 anos. O tempo de contribuição exigido é o mesmo para homens e mulheres – 15 anos.

Leia Também: Auxílio-reclusão sobe para R$ 1.302. Veja quem tem direito

Como pedir o benefício

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post Veja o que mudou para você se aposentar em 2023 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui